Coroação de Nossa Senhora

A Coroação de Nossa Senhora, já considerada tradicional em Oliveira dos Campinhos, é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e, portanto, é Nossa Mãe, constituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, no derradeiro momento da sua vida , quando encerrou o seu Divino testamento e morreu numa Cruz, em Jerusalém.

A solenidade da Coroação se revestiu de muito respeito e profundo fervor espiritual, e deixou evidente a devoção sincera da comunidade católica de Oliveira e a grandeza do amor de seus membros, traduzidos pela intensidade do carinho e do interesse demonstrado durante a cerimônia ocorrida na noite do domingo. A Matriz esteve totalmente lotada durante todo o tempo decorrido na solenidade.

Esta festa em louvor a Nossa Senhora envolve todas as gerações – da criança ao adulto – e esse é um ponto que tem sido enfatizado ultimamente.

Salve, Maria!

Mês de Maio, Mês de Maria. Conheça a

origem das coroações a Nossa Senhora.

Segundo o Padre Cássio Barbosa de Castro, Mestre em História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, a tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280. “Na Europa, é no mês de maio que são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela no Carmelo”. A tradição chegou ao Brasil através dos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. Padre Cássio explica que a tradição se solidificou no século XIV, em Paris. “A figura de Maria ganhou destaque em Paris. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de jóias, então, surgiu as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria fazendo a ela homenagens com flores”, explica.

Para Padre Cássio, as homenagens são uma forma de devoção. “Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor a Mãe de Deus e a nossa Mãe. O que forma o catolicismo é a Eucaristia, Maria e o Papa. Devotar um mês a Maria é dizer que Maria é também nossa Mãe e companheira de caminhada. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha”, destaca.

Cada elemento que as crianças oferecem a Nossa Senhora tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade, a coroa sua realeza e as flores remetem a homenagem feita por São Felipe Neri.