Dom Antonio Tourinho Neto envia mensagem aos fiéis da nova Diocese de Cruz das Almas

O bispo da Diocese de Cruz das Almas, criada hoje pelo Papa Francisco, Dom Antonio Tourinho Neto, enviou uma mensagem para os fiéis da região do Recôncavo Baiano (Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara). Confira aqui a saudação no documento original!

Abaixo Transcrição da Carta de Saudação de Dom Antônio Tourinho Neto à nova Diocese de Cruz das Almas

Recife, 22 de novembro de 2017.

Neste dia em que é publicada a criação da Diocese de Cruz das Almas no Estado da Bahia e a minha nomeação como seu primeiro Bispo Diocesano, dirijo cordial saudação aos irmãos no episcopado: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Auxiliar e até então referencial para a Forania de Cruz das Almas e demais Bispos Auxiliares; ao venerável Monsenhor José de Souza Neiva, aos Presbíteros e Diáconos, seminaristas, aos Religiosos e Consagrados, às lideranças leigas e a todo povo da Diocese de Cruz das Almas.Desejo a todos graça e paz da parte de Deus nosso Pai e de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia 16 de outubro, fui surpreendido com o telefonema do Senhor Núncio Apostólico, informando a escolha da minha pessoa como primeiro Bispo diocesano da Igreja Particular recentemente erigida no Recôncavo Baiano.Consciente da promessa de obediência ao Santo Padre no dia da minha ordenação episcopal, acolho o desafio sem deixar de confiar na providência divina.

Irei como pastor desta porção do Povo de Deus, tendo em vista um princípio: fazer-me servo por amor, pois creio que “O AMOR VENCE TUDO”.Levo comigo as palavras do Papa Francisco dirigidas aos bispos, sucessores dos Apóstolos de Cristo: “O episcopado é um serviço, não é uma honra para se vangloriar (…). Este ministério não se procura, não se pede, não se compra, mas se acolhe em obediência, não para se elevar, mas para se rebaixar, como Jesus que se humilhou, fazendo-se obediente até a morte e uma morte de cruz (Fl2,8).”Encontro-me de coração aberto e disponível para atender, na medida do possível, a solicitação de todos, sem distinção.

Tenho ciência de que preciso conhecer a realidade local e depois, em espírito de unidade, tendo Jesus em nosso meio e pelo impulso do Espírito Santo, construirmos o rosto pastoral da nossa recém-criada Diocese, respeitando as experiências positivas já existentes, em comunhão com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Agradeço imensamente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia pela generosidade em doar uma parte do seu território para que se constituísse uma nova Diocese em terras baianas. Deus há de recompensá-la infinitamente.

Recomendo meu episcopado e a nova Diocese a Nossa Senhora do Bom Sucesso, excelsa Padroeira de Cruz das Almas. Recebam todos a minha bênção.

+ Antonio Tourinho Neto Bispo eleito da Diocese de Cruz das Almas-BA.

Fonte:  http://arquidiocesesalvador.org.br