Missa

A paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, invocação portuguesa trazida ao Brasil pelos colonizadores, possui um magnífico templo construído no século XVIII, em estilo barroco, exceto dois altares neoclássicos, e imagens centenárias que são verdadeiras relíquias da nossa fé cristã-católica, foi tombado no dia 24 de junho de 1942. Em 1718, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, adicionando-se ao título “dos Campinhos”, pois nossa Freguesia foi criada a partir de terras da Freguesia de Nossa Senhora da Purificação e da Freguesia de São Gonçalo dos Campos. Logo a Igreja virou centro de devoção mariana. Nela, aliás, foram rodadas duas produções cinematográficas, “Jenipapo” e “As Penitentes da Freguesia”, isso devido à sua beleza esplêndida e grandeza cênica.

Situada no distrito de Oliveira dos Campinhos, no município de Santo Amaro da Purificação, Ba, nossa igreja pertence ao conjunto de Paróquias que compõem a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, fazendo fronteira com três paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana e com uma das paróquias de Santo Amaro, Nossa Senhora da Purificação. Dentre as paróquias do Arcebispado de Salvador, a de Nossa Senhora da Oliveira é a menor, igualando-se relativamente a uma outra, também situada no Recôncavo, cuja invocação é a de São Tiago de Iguape.